sexta-feira, junho 03, 2005

Razão ou Emoção?

Já ouvi diversas pessoas falarem da sua vida, comentarem algum assunto e de repente lhe perguntar à si mesmo, como devo agir? vou pela razão das coisas, que assim é mais fácil e será melhor para todos, ou pela emoção, putz eu amo ele, quero ficar com ele à qualquer custo, faço qualquer coisa para ser feliz com esta pessoa, da qual me fará bem ou mal ?
Fico me perguntando, o que seria esta razão que todos falam, razão de que? pra quê isso? Peraí me lembrei de uma pergunta que me faço às vezes: Qual a razão que vim parar aqui deste modo e estou vivendo esta vida desta maneira? Ah sim existe a razão, sim existe, mas depende da situação que acredito nela.
Há a razão de você estar vivendo tal momento porque você escolheu, você quis assim, você sabe a razão do porque hoje tudo estar assim desta maneira. Mas a razão de vir parar neste país? nesta família? nesta geração? Essas razões não podem ser respondidas por nós...
Agora você construir algo em sua mente, fantasiar coisas que nem mesmo você sabe como vai ser e desistir, acabar o sonho pela razão de que é melhor, você irá se machucar com isso, essa “razão” esta sempre presente nos “mostrando os caminhos certos” ....
Essas razões do querer entender a vida, do porque das situações não “existe” em meus conceitos, pois temos uma força maior com nós mesmos, temos forças, temos energias, temos sonhos, temos ideais, temos desejos, esse combustível que nos faz correr atrás das coisas como queremos, como sonhamos e idealizamos, esse combustível de querer viver mais e mais para mim existe, sou único, assim como todos diferente um do outro, essa “razão” não me domina.
Tenho que viver, tenho que correr atrás, nada vem de mão beijada, tenho que ouvir meu coração, ouvir minha intuição, estar sentando ao lado de mim mesmo, provar, tentar, experimentar, que a razão vá passear, procurar outro abrigo para se acomodar, no meu terreno ela não pisa, não é bem vinda, só quer complicar, quer encher minha cabeça com todas pessoas vindo turbinar a minha mente, chega disso, quero viver em paz, será bem melhor, viver em paz com meus sentimentos, com a minha emoção, pois ela sim é verdadeira, me guia, claro não podemos deixa-la nos dominar, é preciso estudar o terreno onde se vai construir a sua casa, ter um projeto da sua construção e não se deixar levar pelas “facilidades” que a razão nos concede, facilidade que se resume em o medo de não tentar, medo de errar, medo de sofrer, medo, medo, medo.
Mas a emoção nos faz “sofrer”, ter dúvidas, não nos deixa raciocinar direito, tudo acontece rápido demais, isso acontece, mas procure administrar este sentimento, procure deixar as coisas rolarem mais calmamente, quem sabe você pode se surpreender, pode ver que toda aquela bagagem pela qual a razão ficava em sua mente dizendo era apenas as vozes do “mal”, as vozes ruins que sempre estão presentes em nossa vida querendo nos desviar, querendo acabar com nossos sonhos, querendo sempre nos integrar à esse mundo de mentiras e falsidade que se criou com o passar dos séculos. Balanceie os dois lados, mas acredito que viver com emoção, com os seus sentimentos você tem à ganhar muito mais, à crescer e amadurecer, mas tome cuidado, não se entregue demais, vá com calma, se a situação te favorecer, estar sendo bom agir assim, dê mais uma pitadinha de sentimentos e vai levando, no final pode ter certeza que foi maravilhoso se entregar aos sentimentos, se sentirás feliz pode acreditar, porque não há nada mais gratificante estar vivendo à maneira que desejas, à maneira que sonhou, ter lutado e vivido aquilo que se idealizou, se não deu certo siga em frente, tire as lições aprendidas nesta fase e continue tentando sempre, jamais desista, não fique turbinando as coisas por esta razão que nem mesmo você sabe administrar e para onde ela quer te levar.
Amar, se entregar sentimentalmente dizem todos que é doloroso, mas não seria mais doloroso não ter vivido esta experiência ? ficar sem saber se podia ter dado certo ou não ? e chegar lá na frente e se perguntar, putz devia ter vivido tal situação mas agora é tarde, fiquei ai ouvindo todo mundo e deixei a chance de tentar escapar, agora é tarde...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial